terça-feira, 26 de abril de 2011

MAQUIAGEM que dá vida a pele.



A cosmetologia estuda os cosméticos, sua fabricação, desenvolvimento, controle de qualidade e sua aplicação, daí surgem às novas tendências em estética e a preocupação com produtos que hidratem a pele, protegendo-a dos ataques da poluição


Candidatos a deuses e divas, preparem-se. Com a maquiagem correta qualquer um pode ficar tão especial quanto os ilustres ícones do cinema. Pelo menos é o que dão a entender os fabricantes de produtos para a maquiagem pessoal.

A metamorfose de estilos agora é proporcionada com o melhor uso de pigmentos, que possibilitam as maquiagens que fazem homens e mulheres transformarem seu visual. Além disso, a evolução da cosmetologia deu acesso a um novo filão no ramo da beleza, o da “maquiagem funcional”.

De acordo com a supervisora, atualmente novos pigmentos acrescidos de nácares oferecem efeitos cintilantes. O brilho e sustentação da cor são garantidos com as ceras de polietileno, para deixar a cor mais pura. Alguns apresentam, ainda, uma dupla camada de óxido de ferro e outra substância chamada silício, que resultam na alteração da cor da maquiagem, com efeitos de furta-cor (pigmentos de interferência).

O batom comenta Marisandra, passaram a ter função extremamente hidratante, nos quais são trabalhados reflexos de luz e luminosidade, alcançados com pigmentos cintilantes feitos com óxido de titânio sobre mica. De acordo com a supervisora da Dior, o óxido transmite a luz, trazendo cores em multireflexos.

A hidratação tem sido a palavra-chave da indústria de cosméticos. O ressecamento da pele causado por alguns produtos é coisa do passado. Segundo Marisandra, as bases (servem para proteger a pele, antes de dar a cor) foram melhoradas com protetores solares. As sombras possuem glicerina, disfarçando as pequenas rugas. Os produtos para os olhos são preparados com cores intensas, graças aos extratos derivados de argila e da soja que sustentam a durabilidade e fixação da cor.

Para ela, a maquiagem é acessório da imagem e é trabalhada de acordo com o objetivo da produção. 'A maquiagem dá vida à pele, porque a vida vem da cor. ' Assim, pode-se ter um rosto com efeitos perolados, usando a cor de forma mais sutil, em tons de rosa, lilás, verde e amarelo, por exemplo. Ou para uma maquiagem mais sofisticada, trabalhar cores fortes, como a atriz Cláudia Raia faz.

A fixação das tendências em maquiagem está ligada diretamente aos astros do cinema e televisão. Desde a criação do cinema, os artistas são ícones de referência para o comportamento das 'pessoas comuns'. Das primeiras deusas do cinema às celebridades atuais, são os artistas que ditam o certo, o errado e a tendência do que é a maquiagem.

Na década de 50, as divas tinham o rosto branco com o batom vermelho e olhos delineados. Nos anos 60, Marilyn Monroe mudou o estilo, mostrando a liberdade de expressão, cabelos curtos, sobrancelhas mais espessas e maquiagem também nos cílios. Nos anos 80, foi à vez da cantora Madonna modificar o conceito da maquiagem, trazendo o exagero de acessórios.

'A Madonna é o exemplo clássico da transformação feminina. Ela brinca com os estilos, saindo do Like a “Virgen” para personificar a própria Evita Perón. '

No entendimento de Marisandra, a maquiagem permite que cada um seja a pessoa que quiser. 'A maquiagem produz milagres. Realiza sonhos, ilusões e fantasias. Ilusões de realçar a beleza, sendo sedutor, inocente e até provocante. Ou até o sonho de ser a própria Madonna, se você assim desejar. '

Bocas vibrantes, olhos delineados. Penteados sexy ou elaborados. A beleza do inverno põe em foco a feminilidade e a sensualidade. Maquiadores e cabeleireiros de nove desfiles emblemáticos do Fashion Rio e da SPFW ensinam como incorporar os recursos das passarelas ao dia a dia

fonte revista http://revistaestilo.abril.com.br/beleza/maquiagem/?ctd=0&inc1=maquiagem-do-inverno-2011-segundo-as-passarelas-620580.shtml




 

Nenhum comentário: