quarta-feira, 1 de junho de 2011

Perfumes e Mistérios

As vendas de perfumes apresentaram um crescimento forte no Brasil nos últimos anos. Em 2010, as vendas desse mercado no país movimentaram US$ 6029,5 bilhões no ano (valor de varejo), o que o torna o maior mercado consumidor de perfumes no mundo, passando à frente dos EUA, que movimentou USD$ 5.347,5 bilhões em 2010, revelou a agência internacional de pesquisa e análise Euromonitor.


O resultado, de acordo com a agência, é atribuído ao tamanho do mercado e a alta propensão do consumidor brasileiro a comprar perfumes. Mas a rápida depreciação da moeda americana frente ao Real, segundo a agência, teve papel importante para colocar o Brasil na dianteira desse mercado em 2010.

Os perfumes chamados premium ainda apresentam uma participação bastante pequena na composição do mercado total, por conta dos altos impostos de importação e da relativa baixa renda da maioria da população.

A LVMH está lançando Escale aux Marquises, de Dior, que, como o nome denuncia, tem  , que, como o nome denuncia, tem inspiração nas Ilhas Polinésias, com a exótica flor Tiare e Vanille tahitensis combinadas a especiarias. Da espanhola Loewe Aire Loco, uma fragrância feminina floral frutal com acordes amadeirados de Cedro da Virginia e “7 Loewe”, uma fragrância mística que aposta no número 7, que dialoga com diversas culturas e tem por característica apenas 7 elementos. A distribuidora vai lançar ainda este ano Very Irresistible – L´Intense, de Givenchy, um perfume com atitude rock, que traz notas radiantes de ameixa roxa e a Rosa Turca, como uma variedade prestigiosa, marcando o surgimento de uma feminilidade sofisticada e confiante. Kenzo Amour Eau de Parfum, um floral amadeirado almiscarado e em Kenzo Amour Eau de Toilette Florale a saída leve, com flores de frangipani, gardênia e botões de rosa e madeira de cedro nas notas de fundo.

“Mundialmente as tendências são uma repetição do ano passado, não há nenhuma revolução em perfumaria acontecendo. Continuam os amadeirados, a sensualidade”, diz a perfumista da IFF Carmita Magalhães.


A rosa, que também aparece em várias fragrâncias do ano. Além de L´Intense, Kenzo Florale traz botões de rosa, Flora by Gucci, que também incorpora um toque oriental, tem uma rosa mais sutil e L'Eau d'Issey reinterpreta dois códigos da feminilidade: a rosa e a cor rosa, com acordes de uma rosa em seu florescer - vivaz, límpida e elegante na sua simplicidade. A marca usa o método Firnat na criação da nota da Rosa, que realça a fragrância original, mas se diferencia com qualidades naturais, suaves e ricas.

“Na Europa a Rosa está ficando um pouco mais misteriosa. O ano passado houve muitos perfumes que usaram rosas, mas este ano ela está um pouco diferente, mais sutil,” diz a perfumista da IFF. Entretanto ela atesta: continuam os orientais, cada vez mais amadeirados. “Estamos vendendo mais madeiras,” diz.


“As pessoas gostam do que elas conhecem”, atesta Carmita. De acordo com ela, a evolução é lenta, mas há sutilezas. “O mercado está mais sutil, se adequando ao que as pessoas querem. Você não vê surgirem marcas novas. Um Flower by Kenzo, por exemplo, é desenvolvido em cima da marca, porque ela já é conhecida,” diz. O recurso, de acordo com a perfumista, tem muito mais a ver com a consciência sobre movimentos sociais e econômicos. “É o que é gostoso, não há muita ostentação,” diz Carmita.


Na perfumaria masculina The Secret by Antonio Bandeiras (Puig), lançado em Janeiro, um perfume fresco oriental especiado segue a tendência oriental amadeirado, com notas de madeira ao fundo imprimindo sensualidade à fragrância, uma característica apreciada entre os homens brasileiros. Para o homem, a RR Perfumes traz ao país Dolce & Gabbana The One Gentleman é oriental e amadeirado e em junho a versão masculina de Boss Orange e Bang, de Marc Jacobs.


No Brasil, que é um país novo, por exemplo, a evolução é mais marcada, porque há mais por fazer e a população é jovem. Então há mais caminho para coisas novas. É próprio deste mercado. A crise não chegou muito por aqui,” diz Carmita Magalhães.


De acordo com ela as famílias olfativas estão pegando força, cada vez mais através de uma sensualidade. “Está havendo uma orientalização brasileira, mas com mais nuances, um pouco bossa nova. Também nos masculinos, estamos vendo que os orientais estão entrando progressivamente.” indica a perfumista.

Paralelamente, Barbara Kern, vice-presidente da RR Perfumes e Cosméticos lembra que está havendo também depois da crise financeira de 2008/2009, um resgate de fragrâncias mais suntuosas, tanto na composição olfativa – florais orientais – quanto nas embalagens. “As principais tendências são as fragrâncias florais, florais frutais e florais orientais,” diz.

Outra tendência marcante, de acordo com Barbara, é o crescimento das fragrâncias florais frutais que tem enfoque mais “girly” e “fun”. Exemplos são SJP NY (Sarah Jessica Parker), Joy of Pink de Lacoste e Harajuku de Gwen Stefanni.

Outro exemplo de fragrância floriental é Step Sexy, da Avon, que combina flores, frutas e o óleo da madeira de Pau Rosa e âmbares ao fundo.

Os signos suntuosos nas embalagens começaram a aparecer, de acordo com Barbara Kern, com o resgate do dourado e prateado, que remete a luxo, valor. "Exemplos claros dessa tendência são – nos femininos - Gucci Guilty (ganhador do FIFI AWARD 2010 Americano), Chloé EDP e – nos masculinos - BANG de Marc Jacobs."


O designer Jèrôme Dinand, do escritório francês de design Pierre Dinand, que falou especialmente ao cosméticos br sobre o assunto, concorda com Barbara: "Em um período de dificuldades económicas, as pessoas buscam conforto nos produtos que lembram o luxo. Isto aconteceu durante a depressão de 1929, que foi um momento muito criativo para a fragrância, moda, arquitetura, etc", avalia.


Ele diz que para o cliente médio, a aparência estética é extremamente importante. "Os criadores e investidores devem ajustar a sua oferta para as tendências e propor" sonhos reluzentes."


"Após o glamour dos anos 80 (Poison, Beautiful, Obsession, Paris, Eternity), tem havido uma busca pela natureza e pela simplicidade (CK One, L'Eau d'Issey). Mas isso pode ser a única resposta já que uma fragrância seletiva tem que parecer chique em relação aos produtos do mercado de massa que melhoraram a qualidade durante os últimos 20 anos ", analisa Jérôme.

"Um frasco de perfume é íntimo, pessoal e muitas vezes um presente. Ele carrega as emoções e as mensagens que têm que aparecer de alguma forma tanto no aroma como na embalagem," finaliza.


Fragrâncias brasileiras


A diretora de marketing e vendas de O Boticário, Andréa Mota, disse em entrevista ao jornal Estado de São Paulo que, atualmente, 61% dos brasileiros usam algum tipo de perfume. Ou seja: há quase 40% de consumidores em potencial.


“No Brasil, que é um país novo, por exemplo, a evolução da perfumaria é mais marcada, porque há mais por fazer e a população é jovem. Então há mais caminho para coisas novas. É próprio deste mercado,” aponta Carmita.

“É importante que as empresas saibam identificar tendências regionais: no Nordeste, por exemplo, as colônias tipo splash - que ficam menos tempo na pele - dominam as vendas. "É uma questão cultural. No Nordeste, as pessoas tomam vários banhos por dia. Então, não é preciso que o perfume permaneça por 12 ou 24 horas", explica. "E a formulação permite que o produto seja aplicado no corpo inteiro," disse Denise Coutinho, gerente de perfumaria da Natura ao jornal.


Para Edna Mendes, gerente da categoria e marketing para Fine Fragrances da Symrise, a paletta de cores da perfumaria brasileira está mais aberta, colorida e diversa. "Podemos perceber um movimento de sofisticação e de maior ousadia nas criações perfumísticas. Uma ilustração dessa ousadia, é o lançamento de Accordes Lumière Gold - O Boticário - uma criação da Perfumista Evelyne Boulanger da Symrise que explora a família olfativa Chypre, uma família remoderinizada internacionalmente que poucas empresas ainda exploram no Brasil, ela diz.


Como exemplo de fragrância floral frutal, Edna cita Natura Águas de Namorar Envolvente, um Floral Frutal Amadeirado, uma fragrância inspirada no "namorar envolvente" ao combinar um mix frutal luminoso com autêntico corpo floral de muguet e rosas adocicadas que evolui para um envolvente fundo de madeiras cashmere.

A contrapartida masculina oiental brasileira seria Natura Homem Íon, um Oriental Amadeirado Ambarado. "Uma fragrância sofisticada para o homem contemporâneo e de espírito jovem, que ousa com dosagens audaciosas de ingredientes adocicados para o homem como fava tonka e vanilla, que trazem notas apaixonantes e aditivas," analisa Edna Mendes da Symrise.


Vólgere Bianco, da L´Acqua di Fiori, lançada em fevereiro deste ano é um Floral Frutal com inspiração na cor branca. Desenvolvida pelo perfumista Thierry Bessard, combina maçã e mandarina nas notas de saída a um corpo sensual, com âmbar, almíscar e notas balsâmicas ao fundo.


Outro exemplo é fragrância feminina recém lançada Louca Insensatez, do Boticário, é da família olfativa Floral Amadeirada. Desenvolvida pelo perfumista Alberto Morilas, da casa de fragrâncias Firmenich a fragrância apresenta uma combinação de acordes frutais a saída, com cedro no corpo misturado à erva-doce, ao alecrim e a maçã, com notas de fundo com madeiras e musk. "Com o aumento da renda, as pessoas passam a testar novos tipos de produtos", diz Andréa Mota, do O Boticário.

“Adaptamos ao Brasil, suas necessidades, com sua história e seu clima próprios. Hoje a diversidade com estas tecnologias nos permitem ter um repertório muito mais amplo. E também há o nível de apuramento dos cheiros, que ficam mais limpos e naturais, diz Carmita Magalhães, da IFF.


A tendência da valorização do casal, faz surgir na perfumaria brasileira, perfumes para se amar, de maneiras diferentes – com perfumes masculinos e femininos que inspiram o namoro ou a sensualidade declarada. Seja como for, o perfume, que também atende à ascendência social, é muito utilizado neste país para a sensualidade.

A linha Amó da Natura ilustra essa corrente, com 3 fragrâncias para serem usadas a dois. O mais recente lançamento, Amó Xodó Desodorante Colônia Feminina tem a assinatura olfativa original e moderna da linha cujo caminho floral combina o frescor da lavanda, a cremosidade do sândalo e o aconchego do musk – sob medida para aquecer e envolver. E a marca Eudora (grupo Boticário), apresenta na linha Poderosa fragrâncias para potencializar a sensualidade.


Seja como for, nacional ou internacional, os brasileiros amam cheirar bem e proporcionar este prazer aos outros e não é a toa que um país cuja tradição em perfumaria tem pouco mais que duas décadas, se transformou no primeiro mercado consumidor do mundo.


Quer levantar o seu astral? O aroma profundo presente nos amadeirados, aumentam a produção de endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar.

Para levantar o astral, aposte em uma fragrância amadeirada. Elas agem como um verdadeiro antidepressivo, com a vantagem de ser livre de tarja preta.

Os perfumes a favor: First, da Van Cleef & Arpels;Lotus Bleu, Roger & Gallet;The Natural, GAP.

Para apresentar-se bem no trabalho: Um estudo japonês recente mostrou que quem inala um óleo amargo da laranja semelhante à bergamota, sente menos stress ao cumprir tarefas. Para manter a calma, use um perfume à base de neroli.

Os perfumes a favor: Un Jardin Après La Mousson da Hermés.


O perfume para ser fatal: Nada de vestido fatal que já não fecha nas costas, apele para umas gotas de um floral sensual.

O médico Alan Hirsch, da Fundação de Tratamento e Pesquisas sobre Olfato e Paladar, diz que homens que sentem esse aroma percebem a mulher 1,8 quilo mais magra. Novamente: “percebem a mulher 1,8 quilo mais magra” E, se ele realmente gostar do cheiro, vai enxugar até 5,4 quilos da sua silhueta. Nenhum exercício no mundo faria você emagrecer tanto em tão pouco tempo.

Os perfumes fatais: Covet Pure Bloom, Sarah Jessica Parker;Elle Eau de Parfum Intense, da Yves Saint Laurent;Delicious Night, DKNY.



Para uma noite romantica:Para os homens, baunilha e musk são quase como Angelina Jolie e Scarlett Johansson.

De acordo com Alan Hirsch, os aromas de baunilha e musk aumentam as ondas alfa no cérebro, o tipo que estimula o relaxamento e diminui a inibição, despertando o impulso sexual. Mas não exagere. O cheiro em excesso de baunilha pode ser enjoativo.

Os perfumes ideais: Christian Lacroix Absynthe, Avon;Mediterranean, Elizabeth Arden;Fleur de Corail, da Lolita Lempcka.

Para conhecer gente nova:Os florais são os melhores em matéria de ativar sua memória.

Acredita-se que os florais estimulem o hipocampo, a parte do cérebro que arquiva informações novas. Ideal para fazer com que você se lembra de todos os fatos, inclusive do nome das pessoas.


Os perfumes da memória: Magnifique, Lancôme;I Loewe You Tonight, Loewe.








Fonte: CosméticosBr