quinta-feira, 16 de junho de 2011

Afinal o que são Radicais Livres?

Conceito de Radicais Livres: Moléculas tóxicas geradas em parte, por reações celulares do próprio organismo, mas também por influência do ambiente e da qualidade de vida - que lesam a Membrana celular, comprometendo sua perfeita reprodução. Os radicais livres não podem ser totalmente evitados, mas o corpo pode neutralizá-ló. O problema ‚ o bombardeio paralelo detonado por outros agentes: Cigarro, o sol, os metais pesados, as radiações e a alimentação.

Os radicais livres podem ser combatidos com a ingestão de vitaminas (A, C e E) e da um oligoelementos (Selênio), funcionam como Antioxidantes, se ligando aos radicais livres, impedindo sua ação destruidora.

Envelhecimento - Caminhar de um ser ou de um objeto através do Tempo



O envelhecimento está ligado diretamente a um aumento na produção de Radicais livres, com a diminuição das defesas do organismo - As enzimas Glutation Oxidase, Catalase e Superóxido Dismutase; diminuem com a idade.

Teorias do Envelhecimento

• Genética: Existem os gens da longevidade como controladoras da duração da vida.

• Ambientais: Condições ambientais constituem um fator importante das causas do envelhecimento, e, entre elas cabe destacar como fundamentais os radicais livres - Compostos altamente reativos e instáveis - A agressividade desses radicais reside no fato de que são moléculas, que na orbita mais externa, aquela que efetivamente participa das reações químicas, tem elétrons "solitários" - Estes radicais podem ser a causa de múltiplos processos degenerativos, fato que, inclusive, já se pode comprovar de forma experimental.


• Imunológicos: A terceira teoria ‚ aquela que o atribui a uma falha dos mecanismos Imunológicos. Evidente que com a idade declinam as funções Imunológicas, o que faz com que haja um risco muito mais elevado de contrair qualquer doença. Estudo realizado com seres humanos e animais experimentais chegou-se a conclusão de que as funções Imunológicas mais afetadas com a idade são aquelas regidas pelos Linfócitos T (timo dependente), entre os quais cabe enumerar o controle das moléstias infecciosas, das transformações das fibras elásticas e articulações (Artrite e Artrose), dos processos cancerígenos.



Infelizmente, não se tem a solução para evitar o envelhecimento, mas sim a possibilidade de retardá-lo de forma considerável.


• Antioxidantes: Constitui a chave da prevenção do envelhecimento, neutralizando os radicais livres, quanto menores as alterações provocadas por estes radicais nas c‚lulas, menores serão os sintomas do envelhecimento.


• As descobertas mais recentes mostram o que as vitaminas e outros elementos, são capazes de fazer na prevenção de algumas doenças e até‚ mesmo retardar o aparecimento destas. Essas substâncias são encontradas nos alimentos, sendo que a quantidade não é suficiente quanto ao que o organismo necessita de uma dose, e para suprir essa necessidade, alguns médicos estão utilizando as vitaminas e outros sais na prescrição médica, principalmente para afastar alguns tipos de câncer, diminuir os danos de um problema cardíacos e algumas doenças degenerativas.


As vitaminas e outras substâncias exercem ações Anti-radical livre (ARL) - São elas: Betacaroteno, Vitamina E, Vitamina C, Selênio, Resveratrol e Zinco



* Betacaroteno (Pr¢ vitamina A): Ação regeneradora sobre a pele, mucosas, unhas e acuidade visual. Presente nos alimentos alaranjados (mamão, cenoura, ababóra)

* Vitamina C: Aumenta a resistência Imunológica e fortalece os músculos -Encontrada nos alimentos (acerola, agrião, laranja)

* Vitamina E: Ajuda a prevenir a displasia mamária, além de doenças cardiovasculares e oculares, como a Catarata. Presente nas oleaginosas(nozes, castanhas,amêndoas) nos óleos vegetais.

* Selênio: São mais potentes quando combinado com a Vitamina E. Ajuda a prevenir e tratar a caspa, manter a elasticidade dos tecidos e aliviar as ondas de color e os incômodos da menstruação -Presente nos frutos do mar ( peixes, mariscos e crustáceos)