terça-feira, 26 de julho de 2011

MIX DE FRUTAS SECAS - Saúde.


Costumo carregar na bolsa, saquinhos com algumas frutas secas, pois saceam a fome, e ainda são extremamente saudavéis, de fácil conservação, o que permite transportar conosco.

Se consumidas regularmente e com moderação, as oleaginosas não engordam e ainda trazem benefícios à saúde", afirma a nutricionista Alessandra de Paula Nunes, professora de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. Entre as principais sementes, destacam-se as nozes, amêndoas, castanhas e avelãs. Elas podem fornecer gorduras boas, que podem, por exemplo, reduzir o colesterol e atuar como antioxidantes. "Também oferecem proteínas essenciais para a formação e recuperação muscular, além de vitamina E e do selênio, que previnem o envelhecimento",
Nozes: Amêndoas: ricas em vitaminas E, B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras, gordura não-saturada e benzaldeído. Removem os radicais livres das células e diminuem em 50% as chances de problemas do coração.



Castanhas: protegem o sistema cardiovascular e aumentam a imunidade e o bom colesterol (HDL). Colaboram nos processos anti-inflamatórios, na cicatrização e, por serem ricas em ômega-3 e 6, contribuem para a beleza da pele e dos cabelos.


Avelãs: são ricas em potássio, vitamina E e possui grande quantidade de cálcio.


Benefícios extras: Diminuem o risco de morte súbita associada à parada cardíaca;  Diminuem o nível de colesterol no sangue; Podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.
MIX DE FRUTAS SECAS: Castanha-do-pará, Tâmaras secas, Damasco Seco, Castanha de caju