CONCEITOS SOBRE A TPM
A TPM é uma reação multifacetada ocasionada pela atividade cíclica da rede hipotalmica-pituitária-ovariana. É caracterizada por muitos sintomas que ocorrem regularmente, na mesma fase de cada ciclo menstrual, fase essa que é sucedida por outra livre de sintomas.
TEORIAS SOBRE A TPM
1. Um desequilíbrio hormonal originado de distúrbios no desenvolvimento ou ritmo da seção pituitaria-hipotalamica do cérebro - a central distribuidora do cérebro e vital para o desempenho das funções realizadas pelas glândulas endócrinas.
2. Níveis excessivos de estrógeno(hormônio feminino), níveis inadequados de progesterona(outro hormônio), deficiência de vitaminas do complexo B e de Magnésio e hipoglicemia.
SINTOMAS E CARACTERÍSTICAS DA TPM
SINTOMAS FÍSICOS:
- Sensação de inchaço - Mudanças de hábitos intestinais
- Aumento de peso - Alterações de apetite
- Sensibilidade das mamas - Sede
- Rubores quentes - Inchaço abdominal
- Dor de cabeça - Inflamação nasal
- Dores pélvicas - Retenção de líquidos
- Desordens na pele
SINTOMAS EMOCIONAIS:
- Irritabilidade - Insônia
- Agressividade - Crises de choro
- Tensão - Perda de concentração
- Ansiedade - Fraca coordenação motora
- Depressão - Alterações de humor
- Letargia - Confusão
GRUPOS DA SPM
- Grupo 1 - Ansiedade.
Sintomas: As queixas principais são tensão nervosa, irritabilidade e alterações de humor.
Tratamento: Reduzir a ingestão de produtos derivados do leite, de açúcar refinado e gordura animal. Aumentar a ingestão de MAGNÉSIO e de VITAMINAS do COMPLEXO B. Fazer exercícios físicos uma vez por dia.
- Grupo 2 - Comilança.
Sintomas: Aumento do apetite uma ou duas semanas antes da chegada da menstruação. Você sente uma vontade exagerada de comer chocolates ou outros doces, especialmente quando sob stress.
Tratamento: Cortar as gorduras de origem animal. Utilizar mais óleos de origem vegetal. Aumentar a ingestão de MAGNÉSIO, ZINCO, VIT. B3, VIT. B6 e VIT. C.
- Grupo 3 - Hiper-hidratação.
Sintomas: Sensação de aumento de peso alguns dias antes do período; inchaço do rosto, mãos e pés.
Tratamento: Redução da ingestão de sal e açúcar; redução da ingestão de gorduras de origem animal. Quantidades elevadas de VIT. B6 e MAGNÉSIO. A VIT. E ajuda a aliviar as dores nos seios.
- Grupo 4 - Depressão.
Sintomas: Reações de retraimento, depressão, crises de choro fácil, alterações de humor e comportamento. Insônia, memória fraca.
Tratamento: Ingestão apropriada de MAGNÉSIO.
TRATAMENTO DA SPM
1. BIOFLAVONÓIDES: Demonstrou-se que o sangramento menstrual abundante era minorado através do uso de bioflavonoides - Fortalecem os vasos sangüíneos, particularmente as paredes dos capilares.
2. VITAMINA B6: Este nutriente vem se mostrando eficaz no alivio dos sintomas, bem como na prevenção dos mesmos. Uma boa maneira consiste em começar com uma dose de 50 mg, e esperar pelos resultados. Se os sintomas não forem aliviados, podem-se gradualmente aumentar a dose - Vit. B6 neutraliza quantidades excessivas de estrógeno produzido pelos ovários, pode aliviar a sensação de peso, de inchaço, do edema, da turgescência dos seios.
3. VITAMINA C: Para corrigir fluxos menstruais Abundantes, fortalece os capilares, mantém o ferro na corrente sangüínea.
4. VITAMINA D: Necessário para fixação de CÁLCIO no organismo. A deficiência causa desconforto e dor.
5. VITAMINA E: A vitamina E tem uma função protetora, que ajuda a estabelecer um bom equilíbrio hormonal.
6. VITAMINA A: Necessária a formação de nosso sistema imunológico e a luta de nosso organismo contra as infeções, doenças em geral e sintomas tais como aqueles da SPM.
7. CÁLCIO: De dez a quatorze dias antes da menstruação, ha queda dos níveis sangüíneos de cálcio. Isso poderia causar caimbras musculares, nervosismo, espasmos menstruais, dores pélvicas e inchaço.
A ingestão de cálcio pode causar uma deficiência de MAGNÉSIO. Uma dosagem de MAGNÉSIO cerca da metade da de CÁLCIO.
8. MAGNÉSIO: A deficiência desse mineral pode causar reações semelhantes a deficiência do CÁLCIO.
9. ZINCO: A deficiência desse mineral inclui sintomas como: irritabilidade, depressão, desordens nervosas e dores de cabeça.
Não deve ser administrado juntamente com o FERRO, pois um bloqueia a absorção do outro.
10. FERRO: Protege contra anemia, a fadiga e a fraqueza.
11. POTÁSSIO: Influencia os níveis de retenção de fluidos. Deve estar associado quando se faz uso de diuréticos.
12. ÓLEO DE PRÍMULA: Para aliviar a TPM, seu objetivo deve ser promover a síntese de PGE1, mas sem aumentar a PGE2 (A prejudicial). Uma fonte natural de PGE1 e o óleo de prímula. Produz um alivio da dor e uma diminuição do desconforto.