quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conheça sua PELE


Cada vez mais temos acesso a uma gama de produtos cosméticos que buscam: Higienizar, Esfoliar, Tonificar, hidratar, clarear, retardar o envelhecimento e protegera pele, mas pouco conhecemos a nossa pele, suas carências biológicas e suas necessidades, o essencial é usar produtos adequados para cada biótipo cutâneo, mas a primeira avaliação a ser feita, deve ser como está à hidratação da minha pele, esse texto ajudará a promover melhor substrato às necessidades da sua pele, então o que vem a ser HIDRATAÇÂO cutânea, um dos conceitos existentes, e que a “Hidratação cutânea é um processo bioquímico, onde há regulação de água e óleo”, sendo assim mantemos a pele em condições digamos “normais”, na grande maioria das vezes, cuidamos de uma fisiopatologia a exemplo realizar peeling químico, sem antes preparar o terreno (pele) para que este tenha resultados satisfatórios.


A ação da poluição, radiação solar, alguns tipos de esportes e outros agentes agressores externos prejudicam a aparência da pele que fica desidratada, descamada, dificultando o transporte dos estratos internos para a superfície e dos agressores internos, como desequilíbrios hormonais, doenças, úlceras, diabetes, disfunções renais, uso de diuréticos, dietas, stress, e até fatores emocionais (dermatites) podem prejudicar a aparência da pele.

IMPORTÂNCIA: A pele tem diversas funções, como proteção física contra agressões externas, perdas de água do corpo, proteção imunológica através de Suas células imunes, regulação térmica com a sudorese e a vasodilatação e proteção química através da secreção sebácea e sudorípara. Quando a pele está ressecada e desidratada, essas funções ficam comprometidas, por isso, a pele fica mais propensa ao aparecimento de doenças, como a dermatite atópica, dermatite de contato irritativa e eczema numular.

No caso de uma pele seca não se deve ter apenas uma preocupação estética. Além de doenças, a pele seca pode causar incômodos como a coceira e, quando agravada, pode gerar um eczema. “O eczema é caracterizado como uma inflamação na pele com vermelhidão. A pele pode ficar descamativa e algumas vezes com rachaduras ou bolhas.

Num determinado momento uma pele pode apresentar uma sensibilidade por estar desidratada, por esse motivo e outros tantos, constata-se a importância da hidratação, que pode ser externa (produtos cosméticos adequados) e interna (ingestão de água, alimentos ricos em fibras, alimentos ricos em ômegas 3 e 6, etc.).

 Não só por uma questão estética, mas para manter as condições fisiológicas da Pele

ATIVOS COSMÉTICOS HIDRATANTES: Ao escolher hidratante procure selecionar, com ativos que irão fazer a diferença, citamos esses produtos e sua ação no estrato córneo.

 OCLUSIVOS: Formam barreira mecânica, retardando perda de água (Óleos vegetais, Ceras, silicones)

 UMECTANTE: Mantém 70% água sobre Pele (Uréia, Lactatos, PCA-Na, AHA’S, Elastina, Colágeno, PHA´s, Águas Termais)

 HIDROFILICOS: Criam filme protetor impedindo perda de água (Ác. Hialurônico, Silícios, Ceramidas, Vitaminas C e E, Acquaporinas, Anti-ageing)

Um produto cosmético deve respeitar aspectos: inocuidade, funcionalidade, agradabilidade e estabilidade, alguns conhecimentos essencias na escolhas destes.

 Peles acneicas, oleosas: Veículos mais leves com mais água e menos óleo, gel-creme e loção gel, que são rapidamente absorvidas, mesmo as peles oleosas precisam de hidratação que pode ser feita com mucilagens (aloe vera, algas, etc.) não comedogênicos, que evitam que os poros fiquem obstruídos e dessa maneira, evita-se o aparecimento de pústulas e comedões

 Peles secas: Requerem hidratantes à base de óleos, uréia e de ação prolongada, que impedem a descamação e a irritação

 Peles sensíveis requerem que os hidratantes sejam hipoalergênicos, isto é, sem derivados de petróleo, fragrâncias, corantes e substâncias gordurosas

A real hidratação cutânea está associada à melhora da fisiologia da epiderme, que, possuindo boa “nutrição” será capaz de promover um estrato córneo “competente” evitando a perda transepidérmica de água.

A água é responsável pela maciez, elasticidade e flexibilidade da pele.


“Sugiro que se procure um profissional com sólidos conhecimentos em estética, que ira realizar avaliação diagnóstica para identificar: tipo de pele, que produtos e procedimentos podem ser realizados, pois escuto muitas queixas,” estou usando ácido e minha pele está ardendo, ou fiz peeling e a minha pele está ressecada, comecei a usar tal produto e estou com acne”, então o que precisamos é procurar entender para melhor conhecer a nossa pele.