terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Proteção nunca é demais!!

Existem temas, que não consigo escrever em poucas linhas, são uma 'aula', rs, então vamos lá, ler o que pretendo conscientizar sobre a importância da proteção solar.  

O Sol já começa ser uma constante nesta época do ano, mas é necessário se proteger. A consciência á respeito dos danos causados pela radiação solar, tem aumentado a procura por Fotoprotetores de alta eficiência, ou seja, produtos capazes de conferir proteção efetiva frente ás variações da intensidade da radiação incidente, do tipo de pele, idade, e da presença de condições patológicas.

A radiação solar, se recebida em doses de duração adequada, promove benefícios sobre o organismo, estimulando o metabolismo e colaborando na transformação de vitaminas essenciais.

Durante milênios, a moda era ter a pele o mais branca possível e protegida da ação dos raios de sol para não alterar a sua brancura. A partir da década de 20, a estilista francesa Coco Chanel lança a moda “pele morena”. Porém, com a exposição muito prolongada ou intensa, as reações de melanina tornam-se insuficientes para cumprir sua função protetora. Portanto, os excessos devem ser evitados, através de medidas indispensáveis.

• Exposição gradativa em períodos de duração crescente, com o uso de protetores com diferentes FPS mínimo 20 que absorve 96% da radiação solar, e pode variar a indicação de acordo com tipo de pele, idade e/ou condições patológicas, estes produtos devem possuir efetividade

• Evitar exposição direta ao sol entre 10:00 e 15:00 horas, quando a incidência dos raios UVB ( Provoca eritema, Envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele), mesmo na sombra usar proteção solar.

• Utilizar proteção do tipo: chapéu, boné e óculos, no período de exposição ao sol;

• Beber bastante água ( 8 copos diários) - O excesso de água expelido pelo organismo elimina toxinas, deixando a pele mais viçosa. A alimentação deve ser rica em verduras, legumes e frutas - Dê preferência aos ricos em carotenos (abóbora, cenoura, mamão, etc.), estes estimulam a produção de melanina (célula de auto-proteção aos raios UV).;

• Utilizar Hidratante antes e durante o verão, pois o mesmo retém a umidade natural da pele, preparando-a para o sol; se necessário usar loção pós-sol que possuem ações: refrescante e revitalizante,

• Independente da não exposição direta ao sol, deve-se manter o hábito de utilizar Hidratante com Filtro Solar, estes produtos além de proteger a face, colo, pescoço e braços permitem uma hidratação sobre o local aplicado , alguns pode-se utilizar ativos anti-ageing.

• A não exposição correta ao sol pode trazer danos irreparáveis á pele: Queimadura solar (Eritema áctnico), reações de fotossensibildade, agravamento de doenças( Lúpus eritrematoso, porfiria, vitiligo, herpes viral, eczemas), Fotoenvelhecimento( deterioração das fibras colágenas e elásticas que compõem o tecido de sustentação da pele), câncer de pele, Cloasma(manchas escuras na pele) e Sardas.


Escolha o SEU
Você precisa, no entanto, conhecer do sol, da pele e dos bronzeadores, para não exibir o famoso vermelho-pimenta, nada atraente, cercado de bolhas e manchas, ás vezes incuráveis - Selecionando Protetor Solar de qualidade.


Exposição e Proteção
Começar proteção desde a infância