sábado, 3 de setembro de 2011

ÀGUAS TERMAIS E A PELE

ÁGUAS TERMAIS COSMÉTICAS NA ESTÉTICA

A pele é constituída em mais de 70% de água (10% a mais que a média corporal), sendo coincidentemente a mesma proporção que a crosta da Terra. Por ser o solvente universal, a água dissolve partículas sólidas, limpando de maneira muito eficiente.

Para o organismo a água é vital e indispensável nas reações químicas das células, para transportar nutrientes, eliminar resíduos pela urina e reduzir o calor do corpo pelo suor; regulando assim os processos vitais. É também responsável pela manutenção das estruturas celulares de todos os tecidos. Desta maneira, é de conhecimento popular que para o bom funcionamento de nosso organismo, necessitamos da ingestão diária de ao menos 8 copos de água.

Enfocaremos aqui seu uso externo em banhos, necessidades cotidianas, limpeza e procedimentos estéticos. Portanto, as águas microbiologicamente puras são as principais aliadas da higiene pessoal, beleza, bem estar e da saúde como um todo.


Seu contato com nossa pele podem refrescar ou aquecer, de acordo com a temperatura em que sem encontra, influenciando assim diretamente na circulação periférica, estimulando (oxigenando) ou acalmando.


As relações das águas com a beleza são primordiais e os banhos fazem parte das culturas mais antigas. Hoje, comprova-se que a íntima relação da água com a pele de maneira mais constante e cotidiana, hidrata e rejuvenesce o tecido cutâneo.


A água também é o melhor meio ou veículo de transporte e aplicação de qualquer ativo, sejam eles adicionados artificialmente como utilizada atualmente nos cosméticos formulados ou presentes naturalmente em equilíbrio coloidal na natureza através de seus sais minerais e oligoelementos. Quando isto ocorre são denominadas de Águas Minerais.


Quando suas composições físico-químicas (pH, sais minerais e oligoelementos) causam ou podem causar benefícios terapêuticos, denominam-se de Águas Mineromedicinais.


São verdadeiras pedras preciosas da Hidrodiversidade. Costumam originar onde ocorrem suas Fontes Hidrominerais, as mundialmente famosas Thermas, Balneários, Estâncias e SPAs.

As Águas das Termas ou Águas Termais mais famosas vem sendo o berço das principais indústrias cosméticas do mundo. Isto pela utilização de suas águas em todos os procedimentos estéticos locais, bem como por sua introdução como excipiente “ativo” da formulação de todas as suas linhas cosméticas.


Podemos citar: Biotherm, Vichy, Avènne, La Roche-Posay, Uriage...



No Brasil possuímos Termas de padrão internacional como: Araxá, Poços de Caldas, Caldas da Imperatriz, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro (foto abaixo),... sendo que apenas esta última possui sua água envasada para uso cosmético: a H2OS®. No mundo são mais de 40 marcas diferenciadas, com origem principalmente francesa, italiana, norte-americana, canadense, argentina,...

Sobre a primeira Água Termal brasileira:
A - H2OS® ÁGUA TERMAL COSMÉTICA - é 100% natural mineral, proveniente da Fonte da Juventude da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Sua classificação é complexa, diversificada, rica nos oligoelementos: Cu, Se, Si, B e Li; e principalmente o maior teor de enxofre com pH alcalino do Mundo.

Sua classificação e seu uso histórico, a condicionam como uma das melhores do mundo para a pele; tanto em uso cotidiano como no pós consulta e em benefícios de dermatites.


COMPOSIÇÃO: (mg/l): Res. Total: (2.185,00), Cl (778,5), *H2S (0,7 – 15,5), Si (8,7), Li (0,7), B (1,9), Sr (0,5), Na (794,0), F (7,7), SO4 (214,0), Br (4,6), HCO3 (289,0), CO3 (90,0)