segunda-feira, 6 de junho de 2011

Modulação Hormonal Bioidênticos

O uso de hormônios por via tópica com repercussão sistêmica e a suplementação com nutracêuticos importantes por via oral, sublingual, constituem os pilares da medicina antienvelhecimento e nutricional.

Revista Biotec: Dr. Nélson, o que são os hormônios bioidênticos?

Dr. Nélson: Hormônios bioidênticos são substâncias que possuem exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios naturalmente produzidos no corpo.

O termo “bioidêntico” é utilizado para preparações que contêm hormônios como estradiol, estrona, estriol, dehidroepiandrosterona, pregnenolona, progesterona, testosterona, melatonina, tiroxina, triiodotireonina e o hormônio do crescimento humano recombinante. As alternativas a estas substâncias industrializadas e comercializadas são preparações hormonais não-bioidênticas geralmente contidas em contraceptivos hormonais, preparações multivariadas utilizadas em mulheres na pré e pós-menopausa e os esteróides anabolizantes derivados sintéticos artificiais da testosterona, utilizados de forma massiva e indiscriminada em variadas práticas desportivas, sem a orientação e supervisão médica.

Revista Biotec: E quais são os riscos de incidência de câncer em relação ao uso de hormônios bioidênticos e não bioidênticos?

Dr. Nélson: Antes gostaria de ressaltar os benefícios da Modulação Hormonal Bioidêntica (MHB): Bem-estar físico, mental e sexual, controle dos efeitos vasomotores, prevenção de osteoporose e de doenças cardiovasculares, controle dos distúrbios genito-urinários e dos distúrbios neurológicos e efeito antiaging.

Não posso deixar de citar os xenoestrógenos (os verdadeiros vilões) como o alumínio, utensílios plásticos, químicos clorados, inseticidas, pesticidas, herbicidas, fungicidas e químicos manufaturados. Todas essas substâncias se depositam cumulativamente nos adipócitos mamários (quanto mais avançada a idade maior a transformação lipomatosa e maior a incidência de câncer de mama).

Os xenoestrógenos também são responsáveis pela obesidade precoce, risco e incidência de câncer, infarto e morte precoces, comprometendo a nossa própria existência.

Sobre os riscos da MHB o conceito prevalente é o de que a utilização de hormônios bioidênticos pode ser mais segura e eficaz do que a utilização de hormônios não-bioidênticos. Este último se atrela aos receptores químicos presentes na membrana das células de forma semelhante ao atrelamento estabelecido pelos hormônios endógenos humanos, principalmente quando são observadas as concentrações e vias de administração compatíveis com a fisiologia e às necessidades metabólicas individuais, prescritas e supervisionadas por médico capacitado no assunto.

Revista Biotec: Poderia citar exemplos de nutracêuticos que ajudam na modulação hormonal bioidêntica?


Dr. Nélson: O nutracêutico pode ser um alimento ou parte do alimento que fornece um benefício medicinal e/ou para a saúde, incluindo a prevenção e tratamento de doenças. É uma descrição genérica de alimentos funcionais que podem ser “desenhados” (design food) também para suprimir o apetite e aumentar a saciedade pelas modificações do “bolo alimentar”.

Os nutracêuticos modulam os receptores hormonais, facilitam a comunicação celular, reparam a lesão do DNA, previnem catarata e degeneração macular e ativam o citocromo P450 e as enzimas hepáticas.

Para quem quer viver por muitos anos com saúde, os nutracêuticos como o resveratrol (trans-resveratrol) são fundamentais. Eles causam apoptose de células cancerosas, estimulam as sirtuinas (genes da longevidade), entre outras funções: vitamina C, vitamina E, complexo B, Silício Orgânico, ubiquinona, ubiquinol, ômega 3, pré-bióticos, pró-bióticos. E não poderia esquecer dos antiglicantes como o ativo lançado pela Biotec, Glycoxil®, uma molécula de carcinina estável e biodisponível que apresenta maior resistência à hidrólise enzimática e ½ vida aumentada em relação à L-carnosina, a qual foi idealizada e fabricada pela Exsymol/Mônaco, empresa com tecnologia de ponta que tive a oportunidade de conhecer em um estágio no ano passado.


Por Nélson Maurício - Farmacêutico bioquímico, pós-graduado em cosmetologia pela Universidade Oswaldo Cruz, especialista em peelings químicos, palestrante sobre Modulação Hormonal Bioidêntica (MHB) e Medicina Nutricional no curso do médico e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro e diretor da farmácia Neofarma-SP.


Fonte: Canal Aberto, Revista Biotec Ed.8, 2011. Página 7.