sexta-feira, 15 de julho de 2011

RÙCULA

Nessa semana dediquei os artigos aos hábitos saudáveis na alimentação diária, e hoje escrevo sobre uma hortaliça que faz parte do meu cardápio diariamente a RÙCULA também conhecida como mostarda- persa é uma hortaliça originária de regiões próximas ao mediterrâneo.




Nutricionalmente rica em proteínas Vitaminas A e C, saia minerais, principalmente o cálcio e ferro, contém ômega 3 e ainda é pobre em calorias, pode ser consumida crua, em saladas ou refogada.



Também tem propriedades medicinais depura o sangue, melhora a gengivite, auxiliar no tratamento da bronquite, tosse ou qualquer outra afecção pulmonar e é diurética.



Segundo a tese de doutorado defendida recentemente por Érika Maria Marcondes Tassi Granja na à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp comprovou que a biodisponibilidade de carotenóides (substâncias antioxidantes e provitamínicas A) na rúcula é mais significativa do que apontavam estudos anteriores, Durante a caracterização química da rúcula, a pesquisadora constatou, ainda, que a verdura é rica (46% do óleo) em ácido alfa-linolênico, mais conhecido como ômega-3. Essa informação também foi um achado, pois a literatura consultada não fazia menção a esse fato. A deficiência de ômega 3 na alimentação é considerada um fator de propensão às doenças coronarianas. “A partir do meu estudo, fica claro que o consumo de vegetais verdes folhosos deve continuar sendo utilizada na prevenção da hipovitaminose A, medida que pode trazer benefícios no combate a outros tipos de doença também”, afirma


Hortaliça mais potente essa de rúcula hein! Então que tal uma saladinha de rúcula?

  1. Deixe as folhas da rúcula em água com bicarbonato de sódio, para assepsia das folhas, por 10 minutos, em seguida troque por água filtrada e deixe por mais 5 minutos
  2. Seque-as bem as folhas, misture com tomates, alface, ricota e sirva a saladíssima com molho de oliva e ervas boa saúde.
  3. Caso querira variar pode usar frutas: Maça, Manga ou Morango





.