Nutricionalmente rica em proteínas Vitaminas A e C, saia minerais, principalmente o cálcio e ferro, contém ômega 3 e ainda é pobre em calorias, pode ser consumida crua, em saladas ou refogada.
Também tem propriedades medicinais depura o sangue, melhora a gengivite, auxiliar no tratamento da bronquite, tosse ou qualquer outra afecção pulmonar e é diurética.
Segundo a tese de doutorado defendida recentemente por Érika Maria Marcondes Tassi Granja na à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp comprovou que a biodisponibilidade de carotenóides (substâncias antioxidantes e provitamínicas A) na rúcula é mais significativa do que apontavam estudos anteriores, Durante a caracterização química da rúcula, a pesquisadora constatou, ainda, que a verdura é rica (46% do óleo) em ácido alfa-linolênico, mais conhecido como ômega-3. Essa informação também foi um achado, pois a literatura consultada não fazia menção a esse fato. A deficiência de ômega 3 na alimentação é considerada um fator de propensão às doenças coronarianas. “A partir do meu estudo, fica claro que o consumo de vegetais verdes folhosos deve continuar sendo utilizada na prevenção da hipovitaminose A, medida que pode trazer benefícios no combate a outros tipos de doença também”, afirma
Hortaliça mais potente essa de rúcula hein! Então que tal uma saladinha de rúcula?
- Deixe as folhas da rúcula em água com bicarbonato de sódio, para assepsia das folhas, por 10 minutos, em seguida troque por água filtrada e deixe por mais 5 minutos
- Seque-as bem as folhas, misture com tomates, alface, ricota e sirva a saladíssima com molho de oliva e ervas boa saúde.
- Caso querira variar pode usar frutas: Maça, Manga ou Morango
.