sábado, 14 de maio de 2011

DEPILAÇÂO - Franquias

Seja com cera, linha, laser, luz pulsada, cremes ou lâmina, a mulher brasileira não vive sem depilação. As técnicas para remoção dos pelos são inúmeras e o clima tropical é um dos grandes responsáveis por este hábito que não está relacionado somente a estética, mas também ao bem-estar e a higiene pessoal. Talvez esteja explicado o surgimento de tantos espaços exclusivos para a depilação.



O mercado de franquias se apresenta como uma das principais portas de entrada para esta área. Aliás, o setor de beleza de franquias foi um dos mais bem sucedidos em 2010, com um faturamento de R$ 9 bilhões e a geração de mais de 109 mil empregos diretos, segundo estudo feito pela consultoria Rizzo Franchise.



Como exemplos de franquias na área destacam-se a rede carioca Pello Menos, no mercado desde 1996, com 40 lojas no Rio de Janeiro e São Paulo; a rede espanhola de fotodepilação Não+pelo, no mercado brasileiro desde 2009 e a Cia do Pelo, com sete anos de serviços e lojas estabelecidas no Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Pará.



Mas se destacar neste mercado não é fácil. Remover os pelos ainda é sinônimo de dor e muitos ainda desconfiam da higiene e segurança dos métodos com cera, por exemplo. Este mercado perdeu muito da sua credibilidade nos últimos anos, principalmente quando começaram a surgir denúncias de reaproveitamento e reciclagem dos produtos.



Inaugurado há um ano, o espaço Lydia Jordane Australian Beauty Lounge, em São Paulo, tem a depilação com cera como seu carro-chefe. Apesar de oferecer serviços de estética facial, corporal, manicure e pedicure, o serviço de remoção de pelos é responsável por 78% do faturamento. O procedimento é feito somente com produtos Lycon Cosmetics, uma linha profissional para depilação, criada em 1978, pela esteticista australiana Lydia Jordane, e que conquistou a preferência de celebridades internacionais como Victoria Beckham, Demi Moore, Uma Thurman e Meg Ryan por conseguir extrair pelos a partir de 1 milímetro e reduzir a sensação de dor.



Quem trouxe o método para o País foram as empresárias Elaine Santana e Juliana Jorge. “Sempre quis investir num espaço de beleza, mas como a área de depilação no Brasil nunca foi muito preocupada com a saúde e higiene, não me empolgava em ir adiante”, afirma Elaine que mudou de ideia ao conhecer o conceito Lycon.



A empresária explica que a cliente que escolhe por este método de remoção dos pelos passa por uma experiência de bem-estar. “O método envolve desde o preparo da pele, com assepsia e proteção da pele, à hidratação final”. As ceras são divididas em três grupos por finalidade: Strip – específica para depilação de áreas grandes, como pernas, braços, tórax, abdome e costas; Hot – que são ceras de consistência cremosa, formulada com óleos essenciais, que oferecem mais conforto na hora de depilar áreas do rosto, axilas e virilha; e a Lycojet – cera específica para acabamento. “Depois da aplicação de qualquer cera dos grupos, é feita novamente a higienização da área depilada para fazer o fechamento dos folículos, e por fim a hidratação da pele. A cliente sai com a pele limpa, fresca e hidratada”, complementa.



Para 2011, Elaine revela que a marca passará por um processo de expansão por meio do licenciamento. Pessoas interessadas no método poderão abrir pontos exclusivos de depilação Lycon e poderão agregar novos serviços relacionados, como manicure e pedicure, por exemplo. “Com isso, garantimos a aplicação correta do método por pessoas treinadas. Também poderemos monitorar e dar apoio a estes investidores para ajudá-los a expandir seu negócio e garantir o crescimento sustentado da marca”, explica Elaine.



Profissionais que desejam trabalhar com o método precisam ter experiência em depilação e passar por um treinamento prévio. Além disso, será feito uma consulta para verificar se no mesmo perímetro do estabelecimento interessado não há um licenciado da marca, já que este possui exclusividade da marca em sua região.

Serviço:

Pello Menos - www.pellomenos.com.br
Não+Pelo - www.naomaispelo.com.br
Cia do Pelo - www.ciadopelo.com.br
Lydia Jordane Australian Beauty Lounge - www.lydiajordane.com.