A campanha contra o uso de sal nos produtos para cabelos cresceu muito de uns anos para cá. No entanto, estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), concluíram que essa substância não causa malefícios aos cabelos.
Embora o cloreto de sódio (substância contida no sal) seja utilizado para realizar a limpeza e aumentar a viscosidade dos fios, as campanhas publicitárias contra o seu uso foram enormes, o que incentivou as empresas a investirem no desenvolvimento de produtos sem sal. Essa comoção causou polêmica entre os especialistas da área, o que levou os pesquisadores a fazerem uma série de estudos sobre o uso do ativo nas fórmulas de produtos capilares.
De acordo com o cosmetólogo, Maurício Pupo, foram realizados dois testes: o primeiro foi feito para ver se o uso de shampoo com sal torna o cabelo mais difícil de ser penteado em comparação com cabelos tratados com shampoo sem sal, enquanto o segundo teste avaliou atributos como brilho, maciez, flexibilidade, dentre outros.
"Três tipos de cabelos foram penteados para comparar a resistência ao pentear, mas não foram observadas diferenças entre os cabelos lavados com shampoo comum e os com shampoo sem sal. Um detalhe importante é que os testes foram feitos em cabelos virgens, descoloridose quimicamente tratados que, em geral, são cabelos mais danificados e vulneráveis", explica Pupo.
Na segunda etapa foram selecionadas três voluntárias com cabelos longos e quimicamente alisados. Durante os testes os cabelos foram repartidos ao meio e cada lado foi tratado com um tipo de shampoo, sem sal ou com sal. Após a utilização do shampoo, foi aplicado condicionador e em seguida, os cabelos foram secos e escovados. Após o processo, as juradas analisaram os seguintes atributos: facilidade de desembaraçar, facilidade para pentear, facilidade de deslizamento, flexibilidade, estática, maciez, volumee brilho. Com as notas obtidas, foi calculada a pontuação média de todos os quesitos e, novamente, comprovou-se que não houve diferença considerável entre os shampoos.
"Todos os resultados obtidos nas duas pesquisas, não há nenhuma comprovação de qualquer efeito prejudicial do shampoo com sal sobre os cabelos. Portanto, o sal está completamente inocentado das injustas acusações que vem recebendo nos últimos anos", afirma o cosmetólogo
Fonte: Site Terra