quarta-feira, 22 de junho de 2011

São João

Nascido em 24 de junho, alguns meses antes de Jesus, São João Batista é filho de Isabel, prima de Maria, que anunciou a vinda do Messias e foi chamado de precursor do povo judeu.


Segundo a lenda, Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada, a distância, no deserto da Judéia, onde viviam. Santa Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João.

Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão. Ficou conhecido pela prática de purificação através da imersão na água, o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Cristo nas águas desse rio, tornando-se, por isso, uma tradição no cristianismo.


Ao contrário da imagem descrita pela Bíblia de um homem ríspido e severo, tem-se nas festas a sua imagem associada a uma criança meiga e alegre, que adora foguetes e barulho.


Simpatias de São João

Para atrair dinheiro

a) Na noite do dia 23, pegue um ramo de louro e passe levemente pelo fogo.

b) Se no dia seguinte ele ainda estiver verde, simboliza dinheiro para os próximos anos.

c) Se retorcido, é sinal de dificuldades.

d) Outra versão diz que, se ele ainda estiver verde, você casará com uma pessoa jovem. Se estiver murcho, o casório será com uma pessoa mais velha.


Para ter felicidade e dinheiro


Andar com um pedaço de carvão da fogueira de São João traz felicidade e dinheiro o ano todo.

Oração de São João Batista:


São João Batista, voz que clama no deserto, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão Daquele que Vós anunciastes. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém.