quinta-feira, 12 de maio de 2011

PEELING CRISTAL

Uma das armas mais eficientes da estética para o combate do envelhecimento facial é o Peeling. O Peeling é um tratamento realizado com ácidos e aparelhos. Durante o processo de Peeling ocorre uma destruição da camada superficial, média ou profunda da pele, que sofre uma escamação de suas camadas, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova, atenuando rugas, manchas, acne e outras imperfeições.



Uma das novas ferramentas é o Peeling Cristal que: utiliza cristais de hidróxido de alumínio para fazer uma microdermoabrasão da pele. Esse é um dos procedimentos estéticos mais realizados nos Estados Unidos e, pela sua simplicidade e rápida recuperação, é chamado de lunch peel (peeling na hora do almoço). Ou seja, a paciente pode retornar imediatamente às suas atividades.



Esse procedimento é realizado com o auxílio de um aparelho com sistema a vácuo que promove a pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. Esta reação abrasiva ‘destrói’ a barreira externa da cútis, aumentando a permação de ativos cosméticos.



A esfoliação progressiva da superfície cutânea feita pelos microcristais remove as células mortas e estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a pele textura cutânea mais regular e agradável,promovendo maciez e firmeza da pele.



Antes de tudo, deve ser feita avaliação diagnostica do biotipo cutaneo, que é fundamental na indicação ou não do procedimentos, avaliando a ‘qualidade da pele(quadro de hidratação cutânea).



Após a avaliação da paciente, determina-se o número de sessões necessárias, que pode variar de três a 10, e o intervalo entre elas, e outras técnicas que também podem ser associadas a depender do objetivo que será traçado para cada cliente.



São várias as indicações: tratamento de cicatrizes de acne, fotoenvelhecimento, manchas, estrias e rugas finas. Em alguns casos, pode-se associar a outros tratamentos, como laser, carboxiterapia, luz intensa pulsada, radiofreqüência, terapia fotodinâmica. O valor de cada sessão varia de R$ 150 a R$300.



Cuidados essenciais:Logo após o procedimento, a pele pode ficar com aparência avermelhada, e em alguns casos, inchada. Nas primeiras 24 horas, pode, ainda, ficar escurecida e começar a descamar, eventualmente formando crostas que não devem ser retiradas para evitar manchas e cicatrizes.


Após o procedimento, use hidratantes em veiculos emolientes( não inclui os em géis), evite exposição solar direta durante o período recomendado pelo médico e use filtro solar para evitar hiperpigmentação (manchas). Evite fumar no dia do procedimento e não utilize antiinflamatórios para retirar a vermelhidão.


REFERÊNCIAS

FITZPATRICK, Thomas B. et al. Dermatologia: atlas e textos. 3. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1998


BAUMANN, Leslie. Dermatologia Cosmética. 1 ed. Rio de Janeiro: Revinter.2004.

Zein,E,Obagi,  Restauração e Rejuvenescimento da Pele - 1ª ed. 2004