terça-feira, 28 de junho de 2011

AÇAÍ -grande palmeira indígena da América do Sul

O açaí é um alimento rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas (B1, C e E), minerais, fibras, etc. A grande quantidade de gordura presente, corresponde em grande parte a gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL (colesterol bom).

Mas uma importante propriedade deste fruto está na sua cor, mais precisamente na pigmentação que dá aquele colorido escuro ao açaí. As antocianinas presentes na casca são substâncias antioxidantes responsáveis por neutralizar a oxidação na parte externa das células, elas agem diretamente sobre os radicais livres. E na prática, o que isso significa? Células oxidadas são células mortas e isto reflete em sua aparência. As rugas são conseqüência da morte de células na pele pela ação de radicais livres presentes em nosso organismo, eles são os grandes vilões da vaidade feminina.



Algumas frutas são ricas em pigmentos antocianina, grupo pertencente aos flavonóides, classe de compostos fenólicos largamente difundidos. Eles são particularmente abundantes em amoras e frutas vermelhas e roxas, bem como em vinhos tintos; sendo assim, eles têm um papel importante na nutrição humana e animal.

Como outros flavonóides, a significância das antocianinas tem sido discutida em relação a uma grande variedade de funções fisiológicas, tais como a melhora da visão, atividade anti-câncer e também nas suas implicações na disfunção neural e no declínio da inteligência cognitiva. Além disso, foi descoberto que os extratos da fruta contendo antocianinas eram efetivos na reversão dos déficits relacionados à idade em muitos parâmetros neurais e comportamentais, o comportamento motor na deambulação e performance no trabalho.

Há uma grande quantidade de pesquisas sugerindo que um dos fatores mais importantes mediando os efeitos deletérios do envelhecimento sobre o comportamento e funções neuronais é um diminuído equilíbrio do estresse antioxidante/oxidativo/inflamatório.

Pesquisas da Universidade de Barcelona (Espanha) utilizaram frutas e verduras identificadas como sendo altamente ricos em atividade antioxidante via ensaio da capacidade de absorção radical de oxigênio (ECARO) e mostraram que a suplementação (por 8 semanas) com extratos de espinafre, morango e amora azul (BB) foi eficaz em reverter déficits relacionados ao envelhecimento na função neuronal e comportamental em ratos idosos (19 meses). Entretanto, apenas os grupos suplementados com amoras azuis exibiram performance melhorada nos testes de função motora.

A cianidina-3-O-glucosídio (C3G), uma grande parte das frações de antocianina, tem efeitos protetores como um saprófita de espécies de oxigênio ativo.

No que diz respeito aos processos de envelhecimento, as dietas ricas em frutas e verduras parecem estar associadas com o risco diminuído de muitas categorias de doenças crônicas relacionadas com o envelhecimento, incluindo a doença cardíaca e o câncer. As habilidades motoras e cognitivas declinam durante o envelhecimento normal, e esses declínios são exagerados na doença neuro-degenerativa, o que pode emergir por diferentes mecanismos.

O Euterpe oleraceae (AÇAÍ) é uma grande palmeira indígena da América do Sul. Ele cresce abundantemente no estuário do Amazonas e nas planícies encharcadas, pântanos e nas regiões altas. Também conhecido como palmeira repolho, o Euterpe oleraceae carrega um fruto semelhante a uma amora, roxo escuro, pendurado em cachos, que servem como uma grande fonte alimentícia para os habitantes nativos e população das classes baixas do Brasil, Colômbia e Suriname (1). Um suco derivado do fruto, popularmente chamado de “Açaí” no Brasil, é consumido em uma variedade de bebidas e preparações de refeições.

Recentemente, muita atenção tem sido dada à capacidade antioxidante do seu fruto (também chamado Açaí) e seu possível papel como “alimento funcional”.

Algumas antocianinas (ACNs) e diversos outros flavonóides tem sido reportados no Açaí. Reconhecidos como fito químicos predominantes no Açaí, os ACNs eram considerados como sendo os principais compostos que contribuíam para a capacidade total antioxidante.

Pesquisas do Departamento de Ciências da Alimentação e Nutrição Humana da Universidade da Flórida caracterizaram os principais polifenóis e antocianinas presentes na polpa de açaí e determinaram suas contribuições para a capacidade total anti-oxidante desta fruta de palmeira. A estabilidade do pigmento e da cor contra o peróxido de hidrogênio, o ácido ascórbico e a presença/ausência de cofatores ocorrendo naturalmente também foram determinados e comparados a outras fontes de antocianina disponíveis comercialmente. A estabilidade das antocianinas do açaí como uma nova fonte de pigmentos de antocianinas também foi estabelecida e pode ser usada para determinar a aplicação e as propriedades funcionais do açaí em uma variedade de alimentos e produtos nutracêuticos.

Estudos químicos têm mostrado que o açaí é rico em compostos antocianínicos (cianidina-3-O-arabinosídeo, cianidina-3-O-glucosídio, cianidina-3-O-rutinosídio) e outros polifenóis. Muitas evidências sugerem que a dieta rica em polifenóis possa estar envolvida na proteção contra um risco cardiovascular. Este efeito benéfico dos polifenóis pode ser devido às muitas ações como antioxidante que aumenta a biodisponibilidade do óxido nítrico, atuando como vasodilatador e anti-hipertensivo.

Finalmente, parece que o extrato de açaí pode atuar no campo da oncologia. Seus efeitos quimio-preventivos não têm sido apenas ligados as suas atividades antioxidantes, mas também à sua habilidade de mediar outras funções fisiológicas relacionadas com a supressão do câncer, tais como as atividades anti-proliferativas e anti-mutagênicas.

Stephen Talcott e seus colegas do Departamento de Ciências Alimentícias e Nutrição Humana da Universidade da Flórida, demonstrou que o Açaí é uma rica fonte de polifenóis bio-ativos que contém atividades anti-proliferativas e pro-apoptóticas contra células malignas da leucemia. Eles também confirmaram a importância da investigação total dos sistemas de alimentação ao avaliar os benefícios potenciais à saúde destes compostos devido à sua resposta não aditiva nos modelos de cultura celular.

- Trabalho compilado por Mário André Leocádio-Miguel, PT, PhD. Escola de Artes, Ciências e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo – Brasil.



Consumindo açaí você ainda fortalece ossos e cartilagens, auxilia nas funções da memória, reposição energética, prevenção de doenças cardiovasculares e trânsito intestinal. E tudo em razão da presença dos minerais Cálcio e Ferro na composição.


Uma dica: a forma mais saudável e que proporciona maiores benefícios é o fruto, a polpa extraída ou suco também são benéficos, mas em menor proporção.

Quando aplicado sobre a pele, os cosméticos que contém o óleo de açaí, possuem propriedades hidratantes, regeneradora, cicatrizante, antioxidantes, antiinflamatória.

Pra se ter uma idéia de como este ATIVO é poderoso  a linha de cosméticos Kiehl’s elegeu a atriz Julianne Moore como garota-propaganda da linha de cremes antienvelhecimento Açaí Damage-Repairing Skincare Collection.





Vult cosméticos - R$ 17,00/jun2011